Powered By Blogger

domingo, 22 de fevereiro de 2015

O calendário – dos egípcios aos romanos - no dia 12 de fevereiro de 2015

7 – O calendário – dos egípcios aos romanos - 
no dia 12 de fevereiro de 2015
O professor José Madruga esteve connosco no dia 12 para nos falar do tempo e do calendário, nas aulas de História e de Português.
O ponto de partida foi o objeto de estudo da História: as ações dos homens no tempo. 
Depois, com o auxílio de muitas imagens que nos mostrou num power point, explicou-nos e mostrou-nos as unidades de medida do tempo que permitem situar essas ações.








 





Depois de vermos e participarmos nas explicações e nas leituras dos vários calendários, fizemos uma ficha de aplicação daquilo que aprendemos.
  





























    

Deixamos aqui algumas linhas das apreciações que fizemos depois:

Eu gostei da apresentação, que foi engraçada e criativa, pois os slides tinham quase só imagens e o Sr José sabia tudo e explicou-nos. Observei que mesmo os humanos do Paleolítico já contavam o tempo.
Pedro

Achei interessante! Foi uma aula diferente onde aprendi coisas novas. Foram 90 minutos agradáveis, em que tudo foi bem explicado e bem apresentado.
Ana Sofia

Foi uma formação sobre o tempo muito bem apresentada e muito original. Gostei muito!
João

A sessão de formação sobre o tempo e a História foi muito interessante e esclarecedora. Permitiu-nos saber como os povos mais antigos organizavam o tempo e como faziam as suas contagens próprias.
Diogo

Eu gostei muito! Foi incrível aprender como outros povos de outras regiões e de outras religiões contam o tempo. Gostei particularmente de saber como os egípcios contam os dias.
Sofia

Aprendi que tenho quase 200 meses; gostei de saber isso!
Diogo

Eu achei a aula muito interessante! Aprendi como as diferentes pessoas viam e contavam o tempo há muitos anos atrás. Aprendi como criaram os calendários lunares e solares.
Samuel

Eu gostei muito de aprender a ler os diferentes calendários. Foi muito bom descobrir coisas novas e aprendê-las e comunicar entre nós acerca das questões apresentadas. Foi muito divertido! Agradeço por esta atividade!
Inês

Acho incrível como os homens há tanto tempo atrás conseguiam fazer calendários lunares e solares, porque me pareceu bastante difícil.
Mariana

Gostei da atividade, que foi muito criativa, porque fiquei a conhecer coisas que nem sequer sabia que existiam e nem nunca tinha ouvido falar delas. Foi uma atividade muito produtiva.
João

Foi muito interessante porque aprendi coisas novas sobre o tempo, como por exemplo que cada civilização conta o tempo de maneira diferente conforme a sua cultura.
Margarida

Gostei desta atividade pois com ela aprendi muitas coisas sobre os povos antigos e acerca dos seus calendários. Aprendi que antes dos calendários de hoje houve outras formas de fazer os calendários. E aprendi-o porque o power point era muito engraçado e foi muito bem apresentado. E gostei da ficha que fizemos para vermos o que tínhamos aprendido.
Tamara

Aprendi que os egípcios, os gregos e os romanos tinham outra maneira de contar o tempo que não era igual à que usamos hoje em dia. Aprendi como é que faziam os seus calendários. E gostei da maneira do professor nos explicar tudo isso e da forma como falou connosco.
Micaela


Sem comentários:

Enviar um comentário