Powered By Blogger

domingo, 8 de fevereiro de 2015

O Clube Sénior veio à escola no dia 29 de janeiro

5 - Clube Sénior veio à escola no dia 29 de janeiro

A Câmara Municipal de Torres Vedras, com o Projeto Clube Sénior trouxe à escola a atividade: Reis Rainhas, histórias e memórias – baseada no livro, escrito por Carlos Guardado da Silva e ilustrado por Daniel Silvestre da Silva Um país silencioso.



















Sinopse:     
Como tantos jovens da sua idade, Corbeau alistou-se nos exércitos de Napoleão e, aos 30 anos, integrou o Exército de Portugal, comandado por André Massena, com a missão de invadir de novo o reino luso. Atravessou os Pirinéus sob a chefia de Clausel, com quem partilhava a terra natal – Mirepoix – um pequeno burgo ao Sul da França, e a amizade cimentada em palcos da guerra. Corbeau chegou às Linhas de Torres Vedras, a 12 de Outubro de 1810, tendo conhecido, na igreja da pequena aldeia de Matacães, uma jovem de nome Maria, por quem se apaixonou. Maria tornara se a sua amiga, confidente e enfermeira, mas também a sua eterna lembrança…
  
Estas são algumas das imagens da apresentação encenada do livro:
   
 


  

  

   
























E estas são algumas das apreciações que fizemos na aula de História:

Admirei imenso a determinação que os idosos tiveram para fazer a história, e senti uma imensa alegria pelo que fizeram.
Diogo

Adorei ver aquelas pessoas com uma idade mais avançada a fazerem um “mini- teatro”. Fiquei impressionada com o espetáculo, e pensei que nós, se calhar, não conseguíamos fazer melhor. Fiquei maravilhada.
Sofia

Vi um grupo de idosos que trabalharam imenso para nos mostrarem como as pessoas se sentiram no tempo da guerra.
Senti-me especial e curioso por estar com pessoas muito mais velhas do que eu a mostrar-me o seu trabalho e a importância das invasões francesas.
Aprendi que não foram só os portugueses quem sofreu nesta guerra, os franceses também sofreram muito. Aprendi que não podemos odiar os franceses só por causa desta guerra.
Samuel

O livro “Um país silencioso” foi muito bem retratado.
Sofia

Gostei muito! Não esperava uma sessão tão bonita!
Inês

Senti como se estivesse presente naquele tempo. Abri o coração e senti as palavras; em tudo o que as pessoas diziam era como se os meus costumes mudassem de repente.
Daniel

Gostei de ver a forma como os senhores e as senhoras do Clube Sénior se empenharam, com uma grande força de vontade na representação de todas as personagens daquela história. Provaram a sua grande vontade de viver a vida e mostraram que o conseguem fazer de uma das melhores maneiras possíveis para o fazer: representar.
Diogo

A parte de que eu gostei mais foi quando o soldado francês encontrou a Maria.
Marta

Gostei quando o senhor se deitou no chão e fingiu que estava a morrer. Senti uma grande alegria porque o que foi feito não é fácil e é preciso muito trabalho e dedicação e, como referiu a Marta, tiveram apenas três meses para preparar a peça toda.
Pedro

Senti curiosidade por perceber como é que os senhores (as) conseguiram decorar as falas. E admirei, a vontade que mostraram em fazer este tipo de espetáculos; e este foi muito bom.
Mariana

Admirei muito o facto de estes senhores com tanta idade conseguirem ser mais originais do que alguns de nós. E fiquei interessada em conhecer o livro e lê-lo.
Vera

Aprendi que o exército francês prometia proteção aos portugueses mas não cumpria – era “proteção à francesa”.
Micaela

Os idosos fizeram um grande trabalho para a apresentação, que foi muito interessante pois relatou o livro muito bem.
João

Achei a atividade muito interessante. Vi que nas invasões francesas as pessoas passaram muitas dificuldades, quer as portuguesas quer as francesas.
José

Achei muito giro! Os senhores representaram e fizeram tudo o que foi preciso para a apresentação, e conseguiram também contar a história e passar os sentimentos que se viveram. Por mim, podiam voltar mais vezes!
Isadora

Gostei muito e fiquei admirado como aquelas pessoas conseguiram fazer coisas tão belas e engraçadas, e fazer uma excelente representação.

Bernardo

Sem comentários:

Enviar um comentário