Powered By Blogger

domingo, 13 de janeiro de 2013

Ateliê de Expressão e Comunicação - Histórias

Inspirados no conto “Frederico”, os alunos escreveram as suas histórias!
Apresentam-se aqui alguns excertos.

 “Era uma vez um coelho chamado Caudinhas, que vivia com os seus pais e os seus 259 irmãos. Quando chegou o outono, os irmãos começaram a trabalhar na recolha de alimentos para o inverno, mas o Caudinhas ficava a dormir.
Quando chegou o inverno, toda a família tinha o que comer, mas com o tempo a passar, a comida dos coelhinhos acabou, e estes deixaram de ter com que se alimentar. Neste momento, o Caudinhas sentiu-se culpado e começou a contar histórias sobre o verão aos seus irmãos, onde moravam doces e verdes prados floridos (…)”    
Ana Rita e Rodrigo
 

No campo ao lado, viviam quatro papagaios que queriam ser agricultores. Mas… como o trabalho no campo é duro, um deles pôs-se a fazer poesia, em vez de se preparar para o frio do inverno. Os outros, fartos de ver o Tibúrcio sem fazer nada, perguntaram-lhe:
 -- Ó Tibúrcio, porque é que só fazes poesia, em vez de nos vires ajudar?
-- Porque quando nascerem as novas crias posso ler-lhes poemas para adormecerem sem sentirem o frio (…)
Lúcia e Luís


Há muito, muito tempo, havia uma família de pelicanos, que vivia numa árvore gigante, à beira de um lago. Eram todos muito alegres, estes seis pelicanos – o Justino, o João Cotonete, a Carlota Perdigota, a Bartolomina, o Patrício e o Gervásio. Todos lá na árvore achavam o Patrício e o Gervásio um bocadinho malucos, mas, se eram todos amigos, aqueles dois eram-no especialmente.
Quando chegou o verão, todos os pelicanos foram apanhar os peixes para a sua alimentação, mas estes dois amigos, preferiam (…)
Pedro e Ricardo

Nesta história há três gatos, o B, o ogoid e o bichão. O ogoid e o bichão são os mais trabalhadores, andam sempre à caça de ratos ou de pássaros para armazenarem dentro de um fumeiro de uma casa abandonada. Ao lado da casa, vivem um Chihuahua que se chama Farrusco e que passa o tempo a troçar dos gatos ogoid e bichão porque eles trabalham para o B. (…)
Sebastião, Diogo, Bernardo Pereira e Bernardo Fernandes

(…) Quando chegou o inverno, os quatro gafanhotos abrigaram-se na sua casa, no tronco da maior árvore da floresta. No início do inverno, havia muitas sementes, e eles sentiam-se muito felizes, conversando e comendo em família. Era uma família feliz!
A meio do inverno, acabaram-se as sementes. Com a falta de alimento, houve muitos desentendimentos em família. Foi então que ela se lembrou de que tinha recolhido a amizade, o amor e a felicidade. Garia saltou para cima da mesa e disse: (…)
Beatriz e Maria

Agora vão escrever poesias, preparar canções e preparar a encenação de todas as histórias …

Sem comentários:

Enviar um comentário