Powered By Blogger

domingo, 30 de outubro de 2011

Ateliê de expressão e comunicação - 2


3º desafio:
Inicialmente com base na memória do próprio nome (quem o escolheu, porquê, que sabes deste nome…), acrescentado depois de uma pesquisa na Biblioteca acerca das suas origens e de personalidades que tiveram o mesmo nome, os alunos construíram textos e fizeram ilustrações em torno do nome próprio.
Ilustradores: Gonçalo Rafael e Carlos Miguel
Gosto do meu nome!
Orgulho-me dele!
É nome de pai,
É escolha de pai,
E vem de longe! Do fundo dos tempos!
Sou o Gonçalo Pinto! E isto é o que eu sinto:
Gosto de cozinhar
Gosto de estar com os amigos
Mas mais que tudo…
Gosto de jogar à bola!

O meu nome é Carlos
Como o meu pai e o meu avô!
É nome que tem raízes
Lá longe em reis e imperadores
E cá perto na família!
É nome que vem da Alemanha
E diz do alemão trabalhador!
Como o meu pai e o meu avô!

Ilustradores: José e Sebastião
 José desmazelado
Anda sempre atrapalhado
Arma muito banzé
Quando cheira a chulé
É tão distraído
Que partiu o tripé
Por andar nele em pé
Quando anda de triciclo
É certo e sabido
Que parte o manípulo
Este José
Em lugar de trabalhar
Anda a brincar
É um José Barnabé
De cabelos em pé.

O meu nome é Sebastião
Quem o escolheu foi o meu pai
Que o tirou do seu pai.
É um nome do latim
"Augusto" ou "venerado".
Foi depois nome de um rei
Que foi muito "Desejado".
Eu sou também rei lá em casa
Também eu fui desejado,
Eu sou Sebastião!

Ilustradores: José e Sebastião
Os meus pais chamaram-me Gonçalo!
E eu gosto!
É um nome bonito
De guerreiro combatente.
Como eu!
Gosto de descobrir lugares,
De andar por seca e meca.
Como um guerreiro antigo
Ou como São Gonçalo de Lagos.

Ilustradores: Ricardo, Miguel, Pedro e Gonçalo Filipe

Ricardo é nome de amigo
De compositores, de reis e de poetas
Tem origem na França
E mais longe na Germânia.
Significa poderoso!
Este nome cai-me bem
Eu tenho força
De Ricardo coração de Leão
E talento de Ricardo Reis.



O meu nome é Mikhael
Mas não sou hebreu
Sou português
E chamo-me Miguel!
O meu nome é Miguel
Que é o outro nome de Deus
Ter este nome
É ter o nome de Deus
Em hebraico é Mikhael
Mas eu não sou hebreu
O meu nome é português
Miguel – este sou eu!
Ilustradores: Luís e Rodrigo

 
Rodrigo é o meu nome!
Foi minha mãe quem o escolheu!
Sou Rodrigo, como o meu bisavô!
E sou Mota
Como gosto que me tratem
Porque acho que me dá sorte!
Como deu aos campeões
De dois títulos nacionais!

 

                                                          


Luís Cortês vem do francês,
Mas também do alemão.
Foi escolha do meu pai,
Mas também da minha mãe.
Luís é um nome de família,
Mas também de reis e santos.
Sou um Luís brincalhão,
Mas também algo nervoso!


Ilustradores: Mónica, Isabella, João e Maria

João é nome de liberdade
À mistura com bondade.
Assim sou eu,
Por vontade de um tio meu.
Sou cigano e sou João
Percorro feiras e festas
Trabalho como um leão.



 Sou a Isabella
De cabelos ao vento e tez morena.
Pela mãe e pelo pai fui criada
E sempre muito amada!
Cresci assim… muito simpática
Sempre a cantar e a encantar,
Com a alegria do país tropical
                 Sinto-me agora bem, em Portugal.              

                                            Madrugadora        Amiga
                                            Alegre                     Dedicada
                                            Responsável          Elegante
                                            Incrível                   Luminosa
                                            Ambiciosa              Alta
                                                                            Inteligente
                                                                            Dorminhoca
                                                                            Estranha
Mónica Colmonero
Rima com amarelo
Que é a cor do Manel
E é cor do sol intenso
Que aquece o coração
E pode ser letra de uma canção.
Sou Mónica e Sofia

Sincera e com sabedoria!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário