Powered By Blogger

sábado, 31 de dezembro de 2011

Formação cívica - 4


Formação Cívica
Jogo "Emoções em cadeia"

Ilustração de João Caetano no livro de José Saramago
 "a maior flor do mundo" da editorial Caminho


 

 

 
A partir de uma situação em que um dos alunos considerou que um professor foi injusto porque interpretou incorretamente a sua expressão facial, fizemos o seguinte jogo:
- a professora colocou os alunos em três filas, com todos virados para o mesmo lado;
- quando todos estavam alinhados e em silêncio, a professora deslocou-se até junto do último aluno de cada uma das filas, e disse-lhes ao ouvido, em sussurro, uma palavra relativa a um sentimento;
- o aluno que ouviu a palavra, quando se sentiu preparado, bateu no ombro do colega da frente, que se voltou para trás; o primeiro aluno expressou com o seu rosto, sem palavras nem outros gestos, o sentimento indicado pela professora;
- o aluno que viu a expressão facial virou-se para a frente, e quando se sentiu preparado tocou no ombro do da frente, que se virou e observou a expressão facial deste;
- o sentimento percorreu a fila através da expressão facial até chegar ao que estava à frente;
- quando as três filas terminaram, a professora pediu aos alunos de cada fila, um de cada vez, que dissessem em voz alta o sentimento que julgaram ver na expressão do colega - ouvimos as diferentes interpretações em cada uma das filas.

 
Sentados, debatemos então o que aconteceu e registámos algumas conclusões:
- a compreensão das instruções de um jogo dependem da atenção com que se está, e isso é válido para a compreensão de qualquer instrução/informação/explicação;
- com o rosto transmitem-se sentimentos e pensamentos, mesmo sem quaisquer palavras;
- a expressão de sentimentos pode ser interpretada de maneira diferente daquilo que se pensa estar a transmitir.

Sem comentários:

Enviar um comentário