DIREITOS E DEVERES
Pedro Proença, sem título, 1998, tinta-da-china sobre papel – publicado na Declaração Universal dos Direitos Humanos editada pela Assembleia da República nos 50 anos da sua celebração |
Este foi um assunto abordado várias vezes na aula, em forma de debate. A primeira vez para conhecermos os direitos e os deveres dos alunos, inscritos no Regulamento Interno da Escola. Analisámo-los e vimos que a todos os direitos correspondem outros tantos deveres. Depois, debatemos os comportamentos concretos que são cumpridores dos deveres (fazer os trabalhos, ouvir os outros com atenção, trazer o material para as aulas, manter o espaço limpo…) e os comportamentos que os desrespeitam (esquecer de fazer os trabalhos, conversar insistentemente sobre assuntos que não os da aula, não passar as lições para o caderno, não trazer o livro, ou a régua, ou o compasso…, mascar pastilha elástica, sujar o chão…).
Debatemos, num outro momento, os comportamentos a adotar para melhorar o ambiente das aulas, e da escola, e assim melhorar a aprendizagem: fazer silêncio e ouvir atentamente os outros, não responder mal a ninguém, ser assíduo e pontual, realizar os trabalhos propostos nas aulas…
e sobretudo ESTUDAR!
Este é o primeiro dos direitos e o primeiro dos deveres!
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