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sábado, 31 de dezembro de 2011

Formação cívica - 6


DIREITOS E DEVERES
Pedro Proença, sem título, 1998, tinta-da-china sobre papel
– publicado na 
Declaração Universal dos Direitos Humanos
editada pela Assembleia da República nos 50 anos da sua celebração
 Este foi um assunto abordado várias vezes na aula, em forma de debate. A primeira vez para conhecermos os direitos e os deveres dos alunos, inscritos no Regulamento Interno da Escola. Analisámo-los e vimos que a todos os direitos correspondem outros tantos deveres. Depois, debatemos os comportamentos concretos que são cumpridores dos deveres (fazer os trabalhos, ouvir os outros com atenção, trazer o material para as aulas, manter o espaço limpo…) e os comportamentos que os desrespeitam (esquecer de fazer os trabalhos, conversar insistentemente sobre assuntos que não os da aula, não passar as lições para o caderno, não trazer o livro, ou a régua, ou o compasso…, mascar pastilha elástica, sujar o chão…).
Debatemos, num outro momento, os comportamentos a adotar para melhorar o ambiente das aulas, e da escola, e assim melhorar a aprendizagem: fazer silêncio e ouvir atentamente os outros, não responder mal a ninguém, ser assíduo e pontual, realizar os trabalhos propostos nas aulas…
e sobretudo ESTUDAR!
Este é o primeiro dos direitos e o primeiro dos deveres!

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